Histórico



O Centro de Treinamento SENAI “Comendador Santoro Mirone” iniciou suas atividades em agosto de 1997 tendo sido inaugurado em dezembro de 1997. Sua instalação é resultado de um convênio entre a Comercial Agropecuária Pimenta, doadora do terreno; a Irmandade de São José, construtora do primeiro prédio em parceria com a Associação das Indústrias do Município de Indaiatuba – AIMI; a Prefeitura do Município de Indaiatuba e o SENAI-SP.

Para atender a demanda do parque fabril em rápido crescimento, inicialmente, foram instalados Cursos de Formação Intensiva nas áreas da Metalmecânica e da Elétrica. Em 2000, instalou-se os cursos de Aprendizagem Industrial com carga horária de 800hs nas áreas também da Metalmecânica e Elétrica, segmentos com maior representatividade industrial no município.Devido às transformações no setor elétrico ao final da década de 90, provocada por ampla reforma tendo como enfoque a saída do Estado como principal empresário do setor e a privatização das geradoras e distribuidoras de energia elétrica o SENAI-SP decidiu investir a partir de 2000, dentro do projeto de Configuração de Dispositivo de Formação Profissional, em um Centro de Referência de Energia Elétrica, voltado para a Educação Profissional Básica e Técnica na área de Energia.  

Em 2004 foi construído um novo prédio, equipado com recursos didáticos e foram contratados Técnicos, específicos para a área de Energia Elétrica. Em fevereiro de 2005 iniciaram-se as primeiras turmas do curso “Técnico em Eletrotécnica – Sistemas de Energia”, curso criado a partir de demandas especificadas por representantes das próprias empresas do setor energético. 

No ano de 2004, efetuou-se uma reforma do prédio antigo, com mudança do lay-out e substituição dos equipamentos da metalmecânica, eletricidade e mobiliário.

No início de 2007, através de uma parceria entre as Escolas SENAI “Frederico Jacob”, Escola SENAI “Roberto Mange” e o Centro de Treinamento SENAI “Comendador Santoro Mirone”,  começou a ser desenvolvido um Projeto Especial do Curso Técnico de Manutenção Mecânica para atender a empresa UNILEVER, cujo término está previsto para o final de 2008.

O SENAI – Indaiatuba ainda mantém convênio com a   Entidade “ Educandário Deus e a Natureza”, com os cursos de Iniciação Profissional: Desenho Técnico Mecânico - Leitura e Interpretação, Eletricidade Geral, Eletricista Instalador, Iniciação à Construção Civil (Assentador de Tijolos e Blocos), Iniciação à Manutenção e Reparação de Bicicletas, Metrologia Básica, Pedreiro Revestidor de Paredes (Assentador de azulejos, pisos cerâmicos e impermeabilização de estruturas) e o Curso de Aprendizagem Industrial – Assistente Administrativo, através do Programa SENAI – Escola de Vida e Trabalho. 

Em 2008, iniciamos uma turma do Curso Técnico de Eletrotécnica – Sistemas de Energia, no período da manhã, para atender ao projeto de articulação SESI/SENAI e substituímos o Curso de Aprendizagem Industrial – Eletricista (800 horas) pelo Curso de Aprendizagem Industrial – Eletricista de Manutenção (1600 horas), tendo em vista atender as necessidades das empresas de Indaiatuba e região.

 

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar