Patrono


patronoComendador Dr. Santoro Mirone, nascido na cidade e província de Catania, situada no sul da Itália, em 08 de agosto de 1910, filho de Dr. Giuseppe Mirone e Maria Pia De Geronimo Mirone, agricultores com tradição em citricultura.

Formou-se em ciências Econômicas e Comerciais na Universidade de Catania em 1931. 

Casou-se com Da. Santina Palumbo Mirone em 1939, com quem teve quatro filhos: Maria Grazia Mirone Messina, Giovannella Mirone Ometto e Giuseppe, nascidos na Itália e João Carlos, nascido no Brasil. 

Cumpriu as obrigações militares com a patente de oficial da marinha em seu país, até o final da segunda guerra mundial.

 A guerra deixou-lhe as piores recordações de sua vida. 

Decidiu migrar para o Brasil, escolhendo o município de Indaiatuba, para se instalar com sua família, e com mais quarenta famílias de trabalhadores italianos que o seguiram para reiniciar nova vida no novo país. 

Na oportunidade o Dr. Mirone fretou um pequeno navio de bandeira grega “Philipa”, que além das famílias trouxe uma série de equipamentos como: tratores, implementos e veículos necessários para o início de seu novo projeto de vida no Brasil. 

Alem da atividade agrícola, montou em 1950 uma industria para extração de óleos vegetais comestíveis e essenciais denominada “ Siap- Sociedade de Industrialização Agrícola Pimenta Ltda”. 

A industria prosperou nas décadas de cinqüenta e sessenta, vindo a encerrar suas atividades em 1973, por dificuldades na obtenção de matéria prima, cuja produção se deslocou para o noroeste do estado e para a região central do Brasil. 

Introduziu na atividade agrícola uma inovação: a “parceria agrícola” que substituiu a tradicional meação, dando uma participação maior ao trabalhador que passou a perceber 75% da produção.

Isto transformou trabalhadores rurais em pequenos empresários, pois além de produzir tinham total liberdade para a comercialização de seus produtos. 

Foi premiado por muitos anos consecutivos pela Cooperativa Agrícola Sul Brasil, pelo volume e qualidade dos produtos hortigranjeiros produzidos na Fazenda Pimenta em Indaiatuba e comercializados no CEASA da capital.

 Em seu país foi condecorado, por serviços prestados, com o título de “Oficial pela Ordem ao Mérito da Republica Italiana, assinada pelo presidente da republica Italiana Giovanni Gronchi em 02de junho de 1959. 

Foi condecorado pelo Estado Brasileiro, pelos relevantes serviços prestados à nação, com a “Comenda da Ordem do Cruzeiro do Sul” em 30 de Novembro de 1960. 

Muito sensível às necessidades sociais, construiu novas casas para os trabalhadores e parceiros agrícolas, uma igreja, a capela de São José, que hoje faz parte do paisagismo do bairro Pimenta, um campo de futebol com dimensões oficiais, muito utilizado para campeonatos e torneios. 

 Fundou a Associação Irmandade de São José, empreendimento com finalidade filantrópica e educacional, para gerenciar e perpetuar todas essas atividades. 

Doou à Prefeitura Municipal de Indaiatuba, na gestão do Prefeito José Carlos Tonin em 1984, uma área de 8.500 metros quadrados para a construção da Escola Estadual do bairro. 

Sempre acalentou a idéia de construir uma escola profissionalizante que pudesse dar aos menores carentes uma profissão ainda que modesta e integra-los à sociedade de forma digna. 

Tentou vários caminhos, mas conseguiu marchar em solo firme a partir do momento que a Associação Irmandade de São José se uniu à AIMI- Associação das Indústrias do Município de Indaiatuba, com um projeto comum: a realização de uma escola profissionalizante para o município. 

O empreendimento tomou um rumo certo e definitivo quando em 19 de setembro de 1991, a direção do SENAI, com a participação do então vice-presidente da FIESP, Dr. Carlos Eduardo Moreira Ferreira tomou a decisão final, determinando a execução do projeto SENAI-Indaiatuba. 

Em 25 de março de 1992 veio a falecer o Dr. Mirone, vítima de acidente vascular cerebral, sem ver a concretização da escola. Mas com a certeza de que o seu sonho da pequena escola se transformaria num grande projeto de escola profissionalizante que em futuro próximo se tornaria realidade.

   
           
               
       

               

 

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar